Na biblioteca online da Bruxaria Distro estão disponíveis para download vários materiais sobre autogestão e autonomia da saúde e outros temas relacionados. Se você tem algum material e gostaria de disponibilizar, entre em contato.

 

fiqueamidadela Fique Amiga Dela – Promovendo a saúde sexual das mulheres (e homens)

Este zine na verdade é o material base da oficina “Fique Amiga Dela”, que surgiu da experiência com as consultas individuais oferecidas pelo Coletivo Feminista Sexualidade e Saúde. Nessas consultas a mulher é convidada a conhecer e saber mais sobre seus genitais e secreções, com ênfase no que é normal e na promoção da saúde. Faça o download aqui.

 

capazine

Gestão de Espaços Autônomos Anarquistas – um fanzine sobre um pouco da experiência de 10 anos de Casa da Lagartixa Preta “Malagueña Salerosa”

Em março de 2014, a Casa da Lagartixa Preta completa 10 anos de existência e acreditamos que sua história e nossas experiências, se transmitidas, trazem uma contribuição valiosa a quem pretende começar um projeto autônomo de espaço libertário. De modo que este texto não é um manual, mas um conjunto de reflexões, que foram arquitetadas ao longo deste período, sobre o que deu certo para o fortalecimento da Casa da Lagartixa Preta, levando também em consideração experiências de outros espaços e coletivos com quem tivemos parcerias, muitos dos quais,infelizmente, não prosseguiram. A impressão de que motivos similares levaram à interrupção da existência de espaços libertários nos leva a crer ser necessário registrar nossas experiências para aprendermos com os erros e acertos das diversas tentativas. Isso é importante para evitar o sentimento de fracasso que o fim de um projeto anarquista pode trazer. Para as pessoas, o fim de um espaço libertário pode parecer uma grande perda de energia se não for canalizada como experiência de aprendizado para a memória coletiva anarquista e, socialmente, significa o fechamento de uma possibilidade dentro de um horizonte político mais radical. Faça download aqui.

CAPAlacos_e_acasos Laços e Acasos – Para Todas as Mulheres Que Amam Mulheres
Cartilha do Grupo Arco-Íris de Cidadania LGBT, material com dicas de saúde e direitos das mulheres lésbicas e bissexuais. Faça download aqui. 
manualintroductorioalaginecologanatural
Manual Introductorio de Ginecologia Natural
Material em espanhol. É um manual introdutório que não tenta resolver todas as dúvidas sobre seu corpo, ao contrário: pretende colocar em questão a forma de como você se relaciona com ele e a partir daí começar um caminho em busca da recuperação e controle de nossa sexualidade usurpada.

Autora é a chilena Pabla Pérez Martín, que mantém o blog Ginecologia Natural. Faça o download aqui.

capa
Mas para quê tanta soja?
Compilado de artigos, entrevistas (incluindo entrevista com a Sonia Hirsch) e informações sobre a indústria e consumo da soja e suas prováveis consequências para a saúde humana. Baixe aqui.
CAPAPlantas Medicinais - ebook

Plantas Medicinais

Uma Produção do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra/Setor Estadual de Saúde – MG, esta publicação é parte do projeto Atenção à saúde do campo: constribuições da educação popular, sediado pela Faculdade de Educação da UFMG, escrito pela Ana Cimbleris. É um guia excelente para quem está começando uma farmácia fitoterápica em sua residência ou comunidade, com técnicas de cultivo, colheita, conservação e preparo de plantas medicinais, além de receitas de xaropes, pomadas, chás. Faça o download aqui.

pelos
Poster – Meus Pelos

“Porque eu não me depilo? Pela dor ou sensação desagradável, porque isso é inutíl e uma perda de tempo, isso iria me distrair de coisas mais importantes e divertidas, eu faria parte do mito da beleza e da cultura das aparências, eu estaria propagandeando a indústria da beleza, faria outras mulheres se sentirem inseguras, eu aprenderia a odiar o meu corpo e esquecer como eu e outras mulheres realmente somos…. Então, na minha opnião, não depilar é uma forma de resistência contra o patriarcado. Lembre-se: os pelos do corpo são lindos, independente do que qualquer pessoa te diga.” Baixe o poster em PDF aqui e cole por aí 🙂
Arte da Nina e tradução livre.

zinetireoplugue Tire o plugue da indústria da saúde feminina
Este zine é uma versão traduzida e adaptada por mim do original do Madison Infoshop. Faça do download aqui.